Para quem quer um profissional especializado, sem precisar gastar muito, é indicado procurar uma clínica popular. As meninas costumam começar a consultar um ginecologista entre 13 a 15 anos. Ser atendido pela primeira vez por esse profissional pode ser motivo de vergonha, medo e ansiedade em muitas adolescentes. Depois de ser feito uma análise geral, é possível que o médico peça alguns exames complementares e recomende que marque o retorno para verificar o resultado de cada um deles. Caso a mulher ainda esteja com alguma dúvida, também podem ser feitas perguntas antes de finalizar o atendimento. A ginecologia tem como responsabilidade examinar e tratar tudo que estiver relacionado com o aparelho genital feminino e as mamas.
- No entanto, quando este profissional é também médico obstetra, acumulando os dois cargos, a rotina é muito mais corrida e imprevisível, pois tem de ter uma disponibilidade total para poder atender as pacientes que entrem em trabalho de parto.
- Nesse caso, a paciente pode chegar até o médico com uma queixa específica ou ter o retorno solicitado pelo profissional após os exames de rotina.
- Desse modo, fica aqui o convite para que você conheça a AMentoria, um preparatório de medicina, comandado de modo inovador e por profissionais que já estiveram no lugar de vestibulando.
- Outras condições, como início de anticoncepcionais ou tratamentos para o câncer, ovário policístico e menopausa, podem necessitar de consultas mais frequentes.
- Para sua segurança, você pode solicitar que os exames físicos sejam acompanhados por outra pessoa ou também pode optar por levar um acompanhante.
- Para uma melhor visualização, pode ser que você precise mudar de posição algumas vezes, colocando as mãos na cintura ou erguendo o tronco.
Medicina Fetal
Então não se culpe se quiser trocar de médico no meio do caminho, combinado? Só esteja confortável com a sua escolha assim que possível, mesmo que seja nas últimas semanas de gestação. Fisiologicamente, existe um intervalo mais favorável, só isso - e emocionalmente nem isso. "É quando o coração deseja, não vai ter certo ou errado", palavras de Dra.Denise. A psicóloga Arielle Rocha Nascimento, que atua no acompanhamento de gravidez, infertilidade, reprodução assistida, parto e puerpério, concorda. Afinal, para acessar o colo do útero, ginecologistas usam um instrumento chamado espéculo, que mantém a área aberta.
Como marcar consulta com ginecologista
A causa exata da pré-eclâmpsia ainda é desconhecida, embora seja certo que está associada à hipertensão arterial (crônica ou específica da gravidez). Provavelmente, doenças autoimunes, problemas nos vasos sanguíneos, a dieta da gestante e genética. O médico que te acompanha durante toda a gestação certamente está de olho na sua saúde arterial. No segundo ultrassom - feito entre 11 e 13 semanas e 6 dias de gestação, via transvaginal - é possível não só identificar síndromes no bebê, como também a possibilidade da mãe desenvolver uma pré-eclâmpsia. A ginecologia é o estudo científico, é uma das áreas da medicina, que trata da saúde da mulher, especialmente do diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o aparelho reprodutor feminino (vagina, os ovários, as trompas de Falópio e o útero). O ginecologista é o médico que atua na área da ginecologia e é especializado em saúde feminina, sobretudo, no que se refere aos órgãos reprodutivos.
Assistolia fetal: o que é o procedimento no centro do debate sobre aborto
O hirsutismo é uma doença hormonal que provoca o crescimento de pelos nas mulheres em regiões do corpo em que é mais comum nos homens, como no rosto, por exemplo. Em pacientes com mais de 35 anos, a mamografia já pode ser realizada e em mulheres abaixo dessa idade, geralmente é realizado o ultrassom das mamas. A dismenorreia é uma condição clínica em que a mulher apresenta cólicas intensas durante o período menstrual, tão fortes ao ponto de incomodar o cotidiano dessas pacientes. Ao notar corrimentos, principalmente quando acompanhados de mal cheiro, coceira, dor ou outro incômodo, o recomendado é se consultar com esse médico. A endometriose é uma doença em que o tecido endometrial cresce fora do útero, sendo presente nas tubas uterinas, bexiga e ovários. Além do endométrio, outros tecidos que deveriam permanecer dentro do útero podem se espalhar para outras áreas, causando inflamação crônica.
Passo 2: Os exames físicos
Para uma melhor visualização, pode ser que você precise mudar de posição algumas vezes, colocando as mãos na cintura ou erguendo o tronco. Anamnese é o termo técnico para aquelas perguntinhas de início de consulta. Nessa etapa, a ideia é que você conte pra ginecologista quais são os seus sintomas ou o motivo que te levou até ali. Com base nessas informações, ela pode te pedir um pouco mais de contexto ou fazer perguntas mais específicas. Vamos entender como o ginecologista pode contribuir para o bem-estar feminino e com qual frequência recomenda-se ir às consultas. Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

O ginecologista é um profissional médico especialista na área da ginecologia. Esta área dedica-se ao estudo do funcionamento do sistema reprodutor feminino, assim como aos distúrbios que lhe podem estar associados. Os ginecologistas são fundamentais para a saúde feminina, especialmente no cuidado precoce de doenças que podem desenvolver condições mais graves e que podem ser fatais. A ginecologia, considerada a ciência da mulher, é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar questões fisiológicas e patológicas da saúde feminina, especificamente à do aparelho reprodutor (ovários, vagina e útero) e mamas. O médico também fará perguntas sobre seu ciclo menstrual, se você já teve relações íntimas, se você tem vida sexual ativa, se você tem um parceiro fixo etc. Não é preciso se sentir constrangida, pois o ginecologista precisa de todas essas informações para saber como orientá-la e quais exames devem ser feitos. É imprescindível que você esteja fazendo acompanhamento médico pré-natal regularmente desde o início da gestação, pois o obstetra estará de olho na sua saúde e na do bebê.
Principais métodos contraceptivos
Os profissionais que cuidam da parte ginecológica ficam responsáveis em cuidar da saúde íntima da mulher, desde sua infância até chegar à fase adulta, e nela existe uma série de cuidados e tratamentos. Mas, o médico ginecologista também pode diagnosticar e ajudar no tratamento de doenças que afetem, por exemplo, o sistema endócrino, sistema digestivo e até mesmo os ossos. Em princípio, se a menina for virgem, o ginecologista fará perguntas sobre menstruação, histórico de doenças na família, entre outras. Por outro lado, se a menina já tiver uma vida sexual, o médico pode fazer o preventivo.
Papanicolau
Siga as orientações do especialista e, se estiver sendo acompanhada por um nutricionista, reveja sempre seu plano alimentar com base no que o médico orienta. "Mantenha peso saudável antes e durante a gestação, uma alimentação saudável e equilibrada com predominância de vegetais e alimentos não processados e pratique exercícios físicos regulares", recomenda a ginecologista obstetra Andrea Menezes. O ginecologista, após conversar com a paciente a respeito do motivo da consulta, pergunta sobre antecedentes familiares, sintomas possíveis e informações sobre sua atividade sexual. Na sequência, ele procederá à realização de exames de rotina e, em caso de necessidade, vai prescrever procedimentos mais complexos. Como dito anteriormente, o médico ginecologista é responsável pela saúde da mulher! Dessa forma, isto inclui atenção especial ao órgão genital feminino (Incluindo vagina e órgãos internos, como trompas, úteros e ovários) e as mamas. Mas, se a adolescente pretende começar ou já iniciou a vida sexual, pode ser a hora da consulta com um especialista em ginecologia, principalmente para orientação sobre métodos de prevenção à gravidez e às infecções sexualmente transmissíveis. O profissional vai querer saber sobre o histórico de saúde, menstruação, atividade sexual e uso de contraceptivos. Caso um dos responsáveis faça questão de estar presente e o médico perceba que isso deixa a paciente inibida, o profissional pode aguardar um momento de mais privacidade para falar de assuntos como sexualidade e métodos contraceptivos, por exemplo. Nesse caso, a paciente pode chegar até o médico com uma queixa específica ou ter o retorno solicitado pelo profissional após os exames de rotina. É indicado que a primeira consulta no ginecologista aconteça logo após a primeira menstruação (que ocorre entre os 10 e 16 anos). Então, ginecologistas são profissionais especializados que prestam atendimento e dão especial atenção à saúde da mulher. O ginecologista, por sua vez, é obrigado a manter sigilo do que for conversado dentro do consultório, a não ser em casos de complicações graves que exijam o conhecimento do responsável. Sendo assim, a menina pode falar sobre o que quiser sem medo de que o profissional vá contar para os pais. Cada um age de uma maneira diferente e para definir qual é o mais eficiente para o caso é indicado que a mulher converse com o ginecologista. ginecologista volta redonda pode ser procurado após a primeira menstruação ou relação sexual, e acompanha até depois da menopausa. Por esse motivo cada caso é analisado de maneira particular, indicando qual a melhor solução para o problema de cada uma.